Pesquisadores atualmente trabalhando conosco
Integrantes
Coordenação
Coordenador do Studium Iuris – Grupo de Pesquisa em História da Cultura Jurídica. Professor de História do Direito na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Teoria e História do Direito pela Universidade de Florença. Mestre e graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi professor visitante na Universidade de Milão. Seus principais interesses de pesquisa são história do direito penal brasileiro, história do direito em perspectiva transnacional, história das codificações e da produção legislativa, história da ciência jurídica e história da condição jurídica do estrangeiro.
E-mail: ricardosontag@yahoo.com.br
Professores
Professora de Teoria da História e História da Historiografia na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Mestre, bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Direito pelas Faculdades Milton Campos. Foi pesquisadora-visitante e realizou estágio pós-doutoral no Max-Planck-Institut für europäische Rechtsgeschichte. Atualmente, desenvolve o projeto “Juristas, escrita da história e usos públicos do passado (Argentina e Brasil, primeira metade do século XX)”. Seus principais interesses de pesquisa são história do direito em perspectiva transnacional, história da historiografia brasileira e argentina, história intelectual e história dos livros, das edições e da leitura.
E-mail: marianamsilveira@gmail.com
Estudantes de Doutorado
Integrante do Studium Iuris desde 2017. Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolvendo tese de doutoramento intitulada: Governance of the Brazilian Church between Rome and Rio de Janeiro: The role of the Council of Trent in ecclesiastical administration (1840-1889). Integrante do grupo de pesquisa Die Regierung der Universalkirche nach dem Konzil von Trient, sob coordenação da Dr.a Benedetta Albani, no Max-Planck-Institut für europäische Rechtsgeschichte, em Frankfurt am Main. Interesses de pesquisa: história do direito público e do direito canônico; Santa Sé e sistemas iberoamericanos de padroado régio; direito e religião.
E-mail: laclaramartins@gmail.com
Integrante do Studium Iuris desde 2019. Doutorando em História da Cultura Jurídica pela Universidade Federal de Minas Gerais, sob a orientação do Prof. Ricardo Sontag (2019). Mestre em Teoria e História do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, sob a orientação do Professor Arno Dal Ri Júnior (2017-2019), Bolsista CNPq (2017-2019). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2015, foi Bolsista de Iniciação Científica de 2012 a 2013. Membro do grupo de pesquisa CNPq-UFSC, Ius Commune em História da Cultura Jurídica.
E-mail: guilhermebedin1988@gmail.com
Integrante do Studium Iuris desde 2015. Doutorando (2019) e mestre (2017) em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Graduado em Teoria e Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017-). Atualmente, pesquisa a relação entre Direito, Estado, Coronelismo e Cangaço no Império e na Primeira República Brasileira.
E-mail: jpmansur@gmail.com
Integrante do Studium Iuris desde 2018. Doutorando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase na história do processo penal na primeira república. Mestre em Direito pela UFRGS, na área de Fundamentos da Experiência Jurídica. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atua principalmente nos seguintes temas: História do Direito, Metodologia Jurídica, Teoria do Direito, Filosofia Jurídica e Processo Penal.
E-mail: nodari.regis@gmail.com
Estudantes de Mestrado
Membro do Studium Iuris desde 2015. Bacharel em Direito pela UFMG, com trabalho de conclusão sobre o direito de graça no Brasil entre 1823 e 1924. Atualmente, desenvolve dissertação de mestrado sobre a desapropriação no Brasil Império e na Primeira República. Seus principais interesses são na história do direito público brasileiro.
E-mail: arthurbarretto@oi.com.br
Membro do Studium Iuris desde 2016. Bacharel em Direito pela PUC-Minas e Licenciado em História pela UFMG. Atualmente, desenvolve dissertação de mestrado sobre a relação entre os usos da justiça a justiça negociada e a ação penal pública condicionada à representação no Brasil entre 1860 e 1899. Seus principais interesses são história do direito público brasileiro e estudos sobre usos da justiça.
E-mail: lucasrgarro@gmail.com
Estudantes de Graduação
Membro do Studium Iuris desde 2015. Graduando em Direito pela UFMG. Atualmente, desenvolve trabalho de conclusão de curso sobre o projeto de lei Medeiros e Albuquerque (1904) sobre indenização nos casos de acidente no trabalho. Seu principal interesse é história do direito do trabalho. Até 2018, pesquisou o perdão do ofendido no direito penal oitocentista brasileiro.
E-mail: arleyft96@gmail.com
Membro do Studium Iuris desde 2018 com pesquisa sobre o crime de violação de direito autoral nos séculos XIX e XX. Graduanda do curso de Direito da UFMG. Monitora da disciplina Direito Penal I. Estagiária bolsista da Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas entre 2015 e 2017. Tem como seu principal interesse o estudo das Ciências Penais.
E-mail: beatriz96.coelho@gmail.com
Fernanda Amaral Duarte
Membro do Studium Iuris desde 2018 com pesquisa sobre o crime de violação de direito autoral nos séculos XIX e XX. Graduanda do curso de Direito da UFMG. Monitora e integrante do Núcleo de Estudos em Propriedade Intelectual.
Integrante e ex-coordenadora da Clínica de Prática e Pesquisa em Direito de Internet e Novas Tecnologias. Tem como um de seus principais interesses a história da propriedade intelectual, em especial quanto aos Direitos Autorais.
E-mail; fernanda.amaralduarte@gmail.com
Membro do Studium Iuris desde 2018. Graduanda em Direito pela UFMG. Atualmente, desenvolve um projeto de iniciação científica em História do Direito Penal Brasileiro no século XX, mais especificamente sobre os anteprojetos de lei de execução penal e o entrelaçamento da linguagem dos direitos humanos à pauta da execução penal. Seus principais interesses são na história do direito, direito penal e direito internacional.
E-mail: gabriellamena@outlook.com
Membro do Studium Iuris desde 2018. Graduanda em História na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participa da coordenação da Oficina de Paleografia. Anteriormente, realizou uma pesquisa de iniciação científica sobre a participação feminina na Revolução Francesa. Atualmente pesquisa o crime de sedução no Brasil (1830-1890).
E-mail: gabrielassarmento@hotmail.com
Integrante do Studium Iuris desde 2018. Graduando da Faculdade de Direito da UFMG. Pesquisa a história do recrudescimento da pena dos crimes de direito autoral no Brasil. Interesse em direito processual. Membro da equipe vencedora da 1ª Competição Brasileira de Processo Civil.
E-mail: pacaop@hotmail.com
Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e membro do Studium Iuris desde 2018, no âmbito do projeto "Organização e divulgação das obras do Museu do Livro Jurídico Jornalista Assis Chateaubriand". Monitora bolsista da disciplina História do Direito. Atualmente, desenvolve um projeto de iniciação científica sobre a história dos crimes contra a religião no Brasil do século XIX. Interessada sobretudo na história do direito penal brasileiro e na relação entre direito e religião.
e-mail: lauramaximiliano15@gmail.com
Membro do Studium Iuris desde 2016. Graduando em Direito pela UFMG. Atualmente desenvolve pesquisa de iniciação científica com bolsa (CNPq) sobre a história da satisfação do dano causado pelo delito no Brasil entre 1830 e 1890. Seus principais interesses são na história do direito civil brasileiro e história do direito em perspectiva transnacional.
E-mail: thebitleo@gmail.com
Membro do Studium Iuris desde 2018. Licenciado em História pela UFMG, atualmente cursando o bacharelado. Desenvolve pesquisa sobre ultraje ao pudor na cultura jurídica dos séculos XIX e XX. Tem interesse em história do direito com interseção de gênero e culturas políticas.
E-mail: luis.silvabotelho@gmail.com
Membro do Studium Iuris desde 2016. Graduanda em Direito pela UFMG. Monitora de História do Direito (2017/2 - 2018/2) e participante do projeto "Organização e divulgação das obras do Museu do Livro Jurídico Jornalista Assis Chateaubriand". Desenvolveu pesquisa em Filosofia do Direito, no grupo Direitos Humanos: Raízes e Asas. Seus principais interesses são em história da censura e liberdade de expressão e correlações entre direito e arte.
E-mail: maria.ml.laura@gmail.com
Outros Membros
Membro do Studium Iuris desde 2017 com pesquisa sobre a história do conceito penal de corrupção. Graduada e mestre em Direito pela UFMG.
E-mail: alexiamachadofaria@gmail.com
Membro do Studium Iuris desde 2017. Pesquisa o crime de apologia de crime ou criminoso na primeira metade do século XX. Graduada em direito (UFMG). Graduação interrompida em Design de Produto (UEMG).
E-mail: marina.c.araujo@gmail.com
Membro do Studium Iuris desde 2015 com pesquisa sobre o regime jurídico da nobreza no Brasil imperial. Graduado em Direito e graduando em História pela UFMG.
E-mail: alvaromonteirofonseca@gmail.com
Mestranda em Teoria e História do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, sob orientação do Prof. Dr. Diego Nunes. Graduada em Direito na Universidade Federal do Paraná (2018), com Trabalho de Conclusão de Curso sobre o processo de criminalização do auto-aborto no Brasil nos séculos XIX e XX, sob orientação do Prof. Dr. Luís Fernando Lopes Pereira. Desde 2013 desenvolve pesquisas sobre direito e gênero e atualmente investiga, no âmbito do Mestrado, os processos históricos de criminalização do aborto provocado no Brasil, na vigência do Código Criminal de 1890.
Graduada em Direito pela UFMG, tendo pesquisado para o seu TCC a introdução do crime de casa de prostituição no ordenamento jurídico brasileiro entre os anos de 1890 e 1920. Membro do Studium Iuris desde 2017.
E-mail: raquelkdossantos@gmail.com