top of page

Iniciativas

Esta seção apresenta os projetos especiais do Studium Iuris.

Organização e divulgação das obras do Museu do Livro Jurídico Jornalista Assis Chateaubriand

A Biblioteca

O"Museu do Livro Jurídico Assis Chateaubriand" guarda os livros raros da Faculdade de Direito da UFMG.

Ele possui obras de valor tanto de Portugal como do Brasil, dos séculos 17 ao 20. É certamente uma das mais importantes bibliotecas jurídicas do Brasil.

O que fazemos

Nós coletamos metadados dos livros, de modo a colaborar em sua catalogação.

Posteriormente, analisamos alguns aspectos como língua, autor, tradução, etc., possibilitando a compreensão da estrutura de uma biblioteca jurídica de fins do oitocentos (a faculdade de direito foi fundada em 1892).

Atualmente, estamos catalogando artigos de antigas revistas jurídicas brasileiras, focando inicialmente no direito penal. É um caminho para compreender a circulação das ideias na primeira república brasileira, e os principais tipos de texto empregados.

Cátedra IEAT - Claudia Storti (2016)

Cartaz Claudi.jpg

Em 2016, o Studium Iuris organizou, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG, uma cátedra com a profª  Claudia Storti (Universidade de Milão).

Botão

Arquivos Históricos da Comarca do Rio das Mortes - Minas Gerais

Coadminstração da página de projeto desenvolvido na Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ), coordenado pelo prof. Ivan Vellasco, de digitalização de mais de 1.000 processos judiciais do Império e da Primeira República. 

bottom of page